Copel recebe autorização para comercializar gás natural

A Copel Energia, braço de comercialização do grupo Copel, recebeu autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para atuar na venda de gás natural em todo o território nacional. A comercialização pode ser realizada junto a grandes indústrias que utilizam o gás como insumo e que podem escolher seu fornecedor no Mercado Livre de Gás Natural, criado em 2009 pela chamada Lei do Gás.

“A entrada da Copel neste mercado é uma notícia muito positiva para a indústria, que se beneficia de uma maior competitividade para negociar preços e melhores condições de contrato”, afirma o diretor da Copel Energia, Franklin Kelly Miguel.

A autorização também é estratégica para negócios e ativos da Copel que têm o gás natural como insumo. É o caso da Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA), gerida pela companhia em parceria com a Petrobras, e da Compagas, que tem a Copel como principal acionista.

REGULAMENTAÇÃO – Ainda incipiente, o mercado de gás natural deve crescer de modo significativo nos próximos anos, devido à regulamentação em curso nos níveis federal e estadual e por conta da grande disponibilidade de gás natural nas reservas de pré-sal. Enquanto a regulamentação tende a abrir o mercado para investidores privados, no médio prazo as reservas do pré-sal vão tornar esta fonte cada vez mais competitiva economicamente.

No mês passado, a presidência da República assinou decreto de criação do Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural (CMGN), com o objetivo de estimular a competição no setor. “As autorizações obtidas e investimentos que a Copel vem realizando no segmento de gás certamente a deixam mais apta a atuar num cenário de maior abertura deste mercado”, afirma Franklin Miguel.

No final de junho, a Copel Energia obteve da ANP autorização para importar e exportar gás natural, permitindo que a comercializadora busque por preços ainda mais competitivos para ofertar a seus clientes.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Agência Estadual de Notícias/Foto: AEN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *