Siate ou Samu? Saiba as diferenças, funções de cada um e qual acionar em caso de emergência

Por Matheus Fanchin

Você sabe a diferença entre Siate e Samu? Qual acionar? Que serviços prestam? Se não sabe, a D’Ponta Web News conta para você

O Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) é um serviço estadual e faz parte do Corpo de Bombeiros, é um serviço exclusivo destinado a traumas.

O Capitão do 2.º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa e chefe de relações públicas, Renan Bortolassi, explica como o Siate funciona: ‘’O Siate é responsável por atender casos como acidentes de trânsito, ocorrências de ferimentos por arma de fogo, arma branca entre outros, na viatura do Siate sempre estará um socorrista do Corpo de Bombeiros’’, relata Bortolassi.

Lembrando que o Siate deve ser acionado através do número de telefone 193.

Já o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é um serviço municipal destinado a atender casos clínicos como infarto, desmaio, dores fortes, formigamento, ou seja, casos pré-existentes e emergenciais.

Com relação as viaturas existem dois tipos: A viatura Alfa, (casos de maior complexidade) onde estarão sempre os enfermeiros e um médico responsável. E a viatura Bravo, onde estarão apenas os enfermeiros (casos de menor complexidade).

O Samu pode ser acionado através do número de telefone 192.

Imagem: O Fato Maringá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *