Primavera dos Museus inicia na segunda-feira (23)

O historiador Eduardo Thielen, da Fundação Oswaldo Cruz (RJ), abre as atividades da 13ª Primavera dos Museus no Museu Campos Gerais (MCG), em Ponta Grossa, na próxima segunda-feira (23). O evento inicia às 19h, no auditório Brasil Pinheiro Machado, com entrada gratuita. A previsão de duração do debate sobre “Imagens virtuais e memória social na construção histórica” é de duas horas. A atividade garante certificado de participação às pessoas interessadas.

Eduardo Vilela Thielen possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Doutorou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (2005) com tese sobre “Fotografias da Saúde na Amazônia”, sob orientação da professora Ana Maria Mauad. Thielen é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência nas áreas de história social da saúde e comunicação audiovisual, atuando principalmente nos temas saúde pública, história, comunicação, fotografia e vídeo.

Segundo dia

Na terça-feira (24), Thielen exibe e comenta o documentário ‘Saúde! Velho Chico’, produção da Fiocruz/RJ. A sessão inicia às 16h. A programação do evento se estende até sábado e inclui atividades culturais, debates e ações de memória. A organização é do Museu Campos Gerais/UEPG através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX) e da Fundação Araucária, com apoio do Departamento de História e do Programa de Educação Tutorial (PET) de História.

A 13ª Primavera dos Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e configura-se como temporada de eventos em espaços museais e casas de memória de todo o país – sob o tema ‘Museus por dentro, por dentro dos museus’.

Estacionamento

Para maior comodidade de quem se dirigir à abertura do evento na segunda-feira (23), o estacionamento em frente ao Museu Campos Gerais (Rua Engenheiro Schamber) poderá ser usado pelos participantes. A novidade resulta de parceria com o Hotel Planalto, um dos apoiadores desta Primavera dos Museus. Informações pelo telefone (42) 3220-3470.

Último dia

A segunda-feira (23) marca também o último dia para visitação da exposição ‘Paraná – A fotografia de Orlando Azevedo’, no salão Saint-Hilaire do Museu Campos Gerais. Desde 12 de abril, data de reabertura do museu, mais de 3 mil pessoas já conferiram de perto os retratos, as paisagens e texturas das fotos de Azevedo. A exposição também abrigou diversas ações educativas, artísticas e de mediação, levando estudantes da rede municipal e estadual de ensino a uma proximidade inédita com a documentação visual de diferentes regiões do estado.

Informações / Imagem: Universidade Estadual de Ponta Grossa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *