Vídeo Exclusivo: Veja como foi o Festival do Moscatel 2019, em Farroupilha (RS)

O evento aconteceu nos dias 31 de agosto, 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de setembro, no Centro de Eventos Mario Bianchi, no Parque Cinquentenário, em Farroupilha. 

Assista ao Especial Tv Vila Velha, com João Barbiero

Conheça o Festival

O objetivo do Festival do Moscatel é promover a Capital Nacional do Moscatel – título concedido a Farroupilha em Lei sancionada pelo Presidente da República em janeiro desse ano – e as particularidades que embasam essa conquista, como o posto ocupado por Farroupilha, de maior produtor brasileiro de uvas da variedade moscato, utilizadas na elaboração de vinhos finos e espumantes, e a Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, com foco nas bebidas elaborados com uvas moscatéis. Para o ex-presidente da Afavin, João Carlos Taffarel, o evento fortalece o setor vitivinícola local ao aproximar os produtos farroupilhenses dos consumidores. “No Festival do Moscatel as vinícolas apresentam o que têm de melhor aos visitantes, cativando quem já conhece seus produtos e conquistando novos apreciadores, que procuram os rótulos das empresas após cada edição”, salienta. Na Carta de Vinhos do Festival do Moscatel constam cerca de 40 rótulos entre espumantes moscatel, frisantes moscatel, vinhos moscato, espumantes brut, vinhos finos (tintos e brancos), sucos de uva (tintos e brancos) e água. As bebidas são servidas pelas empresas associadas à Afavin: Adega Chesini, Basso Vinhos e Espumantes (Monte Paschoal), Casa Perini, Cave Antiga Vitivinícola, Cooperativa Vinícola São João (Vinhos Castellamare), Vinhos Cappelletti, Vinícola Colombo e Vinícola Tonini.

A realização do evento, que na última edição recebeu público de seis estados e 70 cidades, projeta Farroupilha turisticamente. “O Festival do Moscatel é o principal evento turístico de Farroupilha. A sua realização impulsiona a cadeia turística local e faz com que o município se firme como um dos importantes destinos da Serra Gaúcha. Apenas para citar um exemplo do impacto positivo do evento para o município, nossos hotéis recebem, meses antes do lançamento do evento, reservas para setembro e chegamos a atingir ocupação máxima nesse período”, enfatiza o Secretário Municipal de Turismo e Cultura Francis Casali. A diretora executiva do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho(Segh), Márcia Ferronato, também destaca a importância do Festival do Moscatel no âmbito turístico. “A cada ano, o Festival do Moscatel surpreende o visitante pelo acolhimento e pelos excelentes produtos, ofertando uma experiência sensorial, se consolidando como um dos grandes eventos da região, constando no calendário gaúcho, impactando na taxa de ocupação hoteleira e na valorização da gastronomia e vinhos de Farroupilha”, ressalta.

O cardápio da edição, elaborado pela cheff Janete Canello com execução da equipe Dirceu Dalla Riva, é composto por: Aperitivos: Salame, Copa, Pães, Queijos de moscatel, colonial, parmesão e gruyère, Pasta de berinjelas com ervas finas, Geléia de uva, Uva de mesa. Entradas: Salada colorida, com alface verde, tomate seco, palmito, azeitona preta e lascas de parmesão; Maionese Vegana, com batata, maçã, temperos e maionese de castanhas, azeite de oliva, alho e mostarda; Quinoa em grãos com cubinhos de cebolas tostadas, tomate, pimentões, uvas passas e amêndoas laminadas; Salada mix com brotos de alfafa, salsinha, abobrinha, tomate cereja, cenoura e pimentão amarelo. Pratos Principais: Costelinha suína ao molho barbacue, Filé de frango ao molho caprese, Medalhões de filé mignon ao molho de cogumelo fresco. Acompanhamentos: Mac and cheese com cheddar, Penne tricolor ao molho italiano, Arroz com espumante, uvas passas e mix de nozes e castanha de caju, Risoto de tomate seco e alcachofra, Escondidinho de aipim com carne seca. Sobremesas: Cassata de leite condensado e coco com farofinha de nozes, Chantilly com morangos picados e merenguinhos, Taças de ganache com bombons picados, Pirâmide de Brownie, Cheesecake desconstruído, Tiramissu, Trufa.

texto e foto: da Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *