Novos conselheiros tutelares serão escolhidos neste domingo. Veja quem pode votar!

A cada quatro anos, a população brasileira vai às urnas para escolher os novos membros que irão compor as equipes de conselheiros tutelares de cada cidade. Em Ponta Grossa, são 89 candidatos que estarão disputando as 30 vagas para o cargo encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e adolescente. Poderão votar todos os eleitores cuja situação tenha estado regular perante a Justiça Eleitoral até 28 de junho deste ano, quando foi fechado o cadastro eleitoral para o pleito.

A eleição irá ocorrer no dia 06 de outubro, das 8h às 17h, nos blocos A e B do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O voto é facultativo e os interessados deverão ser maiores de 16 anos, levar consigo Título de Eleitor e documento de identidade original com foto ou o aplicativo ‘e-título’.

As urnas emprestadas pela Justiça Eleitoral, tanto de lona quanto eletrônicas, de acordo com o município, serão organizadas pelas comissões eleitorais dos conselhos tutelares com o auxílio das zonas eleitorais.

Além dos equipamentos, o TRE-PR cederá os sistemas de votação e as mídias, realizará a preparação das urnas, o treinamento dos mesários e do pessoal de suporte à urna eletrônica. Os conselhos tutelares, por sua vez, ficaram responsáveis por entregar à Justiça Eleitoral os dados referentes aos candidatos, selecionar os membros das mesas receptoras e realizar a totalização das eleições nos municípios com menos de 200 mil eleitores.

Informações: Tribunal Regional Eleitoral/PR / Imagem: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *