‘Sino da Vitória’ é esperança para pacientes com câncer na Santa Casa de PG

‘Sino da Vitória’ simboliza um recomeço para muitos pacientes

Por Matheus Fanchin

O projeto ‘Sino da Vitória’ da Santa Casa de Ponta Grossa existe desde o mês de outubro de 2018, e nesse um ano de existência vários recomeços e cenas emocionantes aconteceram com os pacientes do setor de oncologia do hospital.

De acordo com Elisiane Heberle, supervisora do Setor de Oncologia da Santa Casa de Ponta Grossa, o sino não é só para pacientes com câncer de mama e ele tem um significado a mais do que somente a cura. ”O sino não é só para pacientes com câncer de mama, e ele não significa exatamente e somente a cura, os nossos pacientes terminam um ciclo, como por exemplo o de quimioterapia, onde a doença está estagnada”, relata.

Mesmo após o sinal sonoro romper as fronteiras da Santa Casa, o paciente ainda tem mais etapas a vencer, ”o paciente ficará em manutenção e talvez não precise de mais apoio, porém pode ser que daqui há uns 2, 3, anos a doença mesmo estagnada possa voltar a progredir”, completa Elisiane. Em média de três a quatro pacientes tocam o sino por mês no setor de oncologia.

Sempre quando o sino é tocado, o paciente tira fotos com toda equipe e essas são colocadas em um mural, mais especificamente um papel de parede ao lado do sino, isso serve de inspiração para outros pacientes. Após um tempo, a fotografia exposta deixa de integrar o mural e o paciente pode levá-la para casa para guardar de recordação.

Elisiane ainda relata que momentos emocionantes acontecem no momento em que o sino é acionado. ”Um botão sonoro reproduz de fato o barulho de um sino, e junto a isso, há também uma música, em um volume bastante alto que pode ser ouvido até por quem está de fora do hospital. É um momento bastante emocionante principalmente para os familiares e para o paciente, isso simboliza uma etapa vencida e serve de estímulo para outros pacientes que estão no setor também”, afirma Elisiane.

A Santa Casa de Ponta Grossa fica na Rua Dr. Francisco Burzio, 774 – Centro, Ponta Grossa. O telefone para contato é (42) 3026-8000.

Imagem: Atlante Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *