Dia do Macarrão: Saiba a história dessa delícia que ganhou as mesas brasileiras

Criado em 1995 durante o 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, o Dia do Macarrão tem como propósito valorizar este alimento tão especial. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o macarrão não nasceu na Itália.

“Ele foi criado na China e difundido na Europa pelos soldados romanos e hoje é um dos alimentos mais versáteis que existem”, explica o chef Djalma Gonçalves. Ele ainda conta que os italianos aprimoraram a técnica de produção e difundiram o gosto pela iguaria.

O preparo do macarrão está longe de ser difícil, mas existem alguns truques que podem fazer seu prato se transformar em uma verdadeira pasta italiana. “Na Itália ele cozinham a massa apenas em água com sal grosso. E após o cozimento utilizam essa mesma água na preparação do molho”, comenta o chef.

Os acompanhamentos podem ser diversos, desde os molhos vermelhos à base de tomate até os molhos brancos, à base de bechamel. “Um fettuccine ao molho carbonara é uma ideia maravilhosa para comemorar este dia”, finaliza Djalma.

Ficou com água na boca? Então anota a receita para fazer em casa

Ingredientes

250 de fettuccine grano duro

2 ovos + 2 gemas

150 g de parmesão ralado

200g de pancetta fatiada

¼ de cebola picada

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Coloque o macarrão para cozinhar em uma panela com água e sal.

Enquanto isso, em uma frigideira de fundo grosso, frite a pancetta. Quando começar a soltar a gordura, acrescente a cebola e refogue. Reserve.

Em um recipiente bata com um garfo os ovos, as gemas e o queijo ralado. Tempere com pimenta do reino.

Com o macarrão cozido, coloque-o em outro recipiente e adicione a mistura de ovos. Mexa delicadamente para o molho incorporar.

Coloque a pancetta com cebolas por cima e sirva ainda quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *