Cerca de 24 mil estudantes devem fazer o PSS, da UEPG, neste domingo

Na tarde deste domingo (17), acontece em 19 cidades do Paraná as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS), da Universidade Estadual de Ponta Grossa. São cerca de 24 mil candidatos que realizarão as provas do PSS I, II e III. Somente no PSS III, em que o estudante já opta pelo curso que pretende concorrer, 3.934 candidatos disputam 507 vagas em 38 cursos.

Os portões abrem às 13h e são fechados às 13h30. Para ter acesso ao local de prova, é necessário levar um documento oficial de identificação com foto (original), e caneta de cor azul ou preta de material transparente.

Os candidatos serão distribuídos em locais de prova nas cidades de Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

O coordenador da CPS, Edson Luis Marchinski, enfatiza que a verificação do ensalamento é de responsabilidade do candidato. “Divulgaremos os números da inscrição e da turma, além do endereço do local onde o candidato deve comparecer para fazer a prova”, informa.  A lista dos locais das provas e o ensalamento está disponível para acesso aqui: https://cps.uepg.br/inicio/index.php/pss/2019

Uma das novidades para 2020 é que a Universidade abrirá dois períodos para a inscrição dos candidatos no PSS, “decidimos fazer isso após a solicitação de alguns colégios. Além do período normal, também abriremos as inscrições no início do ano letivo, assim o candidato poderá estudar mais para as provas do PSS que ocorrerão no final do ano, tendo assim uma meta, um objetivo a ser cumprido desde o início do ano”, explica o coordenador Edson.

Concorrência
O curso de Medicina é o mais concorrido com 41 candidatos por vaga, 16 a mais do que a concorrência do PSS em 2018. Os cursos de Enfermagem e Zootecnia também registraram alta procura, com 20 e 14 candidatos por vaga, respectivamente.

Reserva de vagas
A UEPG reserva até 25% das vagas nos cursos de graduação para candidatos do PSS. Estudantes do ensino médio podem se inscrever desde o primeiro ano, e as provas abordam o conteúdo de acordo com ano que o estudante cursa.

“No PSS I, são cobrados conhecimentos das disciplinas de primeiro ano, enquanto no PSS II e PSS III, o candidato é avaliado quanto aos conteúdos estudados no segundo e terceiro anos”, explica Edson Luis Marchinski, coordenador da CPS. Ele esclarece que o PSS é uma forma gradual de avaliação, que permite ao estudante acesso facilitado à universidade por ser menos concorrido. “Outra vantagem do PSS é que o candidato não disputa vaga com pessoas que já têm vários vestibulares no currículo”, destaca.

Perfil dos candidatos
A CPS divulgou também o perfil dos candidatos que concorrem às vagas do PSS III. O questionário apontou que pouco mais da metade dos candidatos são oriundos de escola pública, 52,24 %. Quanto ao estado de origem, os paranaenses são maioria, com 87,16 % das inscrições. No Paraná, Curitiba e Ponta Grossa concentram grande parte dos participantes. Castro e Curitiba concentram 6,53% e 4,37% dos concorrentes. O segundo estado com maior número de candidatos é São Paulo com 8,26 % de inscrições.

Vestibular
Os participantes do PSS também podem participar do Vestibular de Verão, que está com inscrições abertas até 15 de outubro. As provas acontecem nos dias 1 e 2 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *