ACIPG aprova espaço para IFPR em Ponta Grossa

Desde 2017, a ACIPG aponta necessidade de ampliar oferta de cursos técnicos

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), comemora a elaboração do projeto de lei para doação de área ao Instituto Federal do Paraná (IFPR), que deve iniciar as atividades em Ponta Grossa e edificar um campus no Município a partir do próximo ano. Em 2017, a ACIPG buscou autoridades e a direção da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), com o objetivo de viabilizar mais cursos técnicos em Ponta Grossa.

Para instalação do IFPR em Ponta Grossa, UEPG e UTFPR concordaram em ceder parte de suas áreas na Cidade do Conhecimento e Inovação, de forma que cada instituição terá 50 mil metros quadrados para exercer suas atividades.

O projeto de lei foi assinado em encontro na Secretaria de Estado da Educação e Esporte pelo prefeito Marcelo Rangel juntamente com o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta; com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, professor Paulo Tetuo Yamamoto; o Secretário de Estado da Educação e Esporte. Renato Feder; com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (MEC), Ariosto Culau; e o Secretário de Estado da Insfraestrutura e Logística, Sandro Alex.

De acordo com a Prefeitura, a proposição deve ser encaminhada à Câmara para votação em regime de urgência. “Com este projeto de lei, damos mais um passo para que Ponta Grossa seja uma das cidades contempladas com um campus do Instituto Federal do Paraná, que vai transformar nosso município realmente na cidade do conhecimento e inovação, com um grande centro profissional e tecnológico”, comemorou o prefeito.

Para o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, esta era uma necessidade da cidade nos últimos anos, pois mesmo com os cursos profissionalizantes existentes no município, existe ainda, principalmente na indústria, a carência de qualificação técnica para o setor. “O poder público precisa garantir infraestrutura de recursos humanos para Ponta Grossa, por isso, o município necessita de mais oferta de ensino técnico público e de qualidade”, disse Fonseca, que parabenizou o prefeito por tornar esta demanda uma realidade.

Reivindicação antiga da ACIPG

Em dezembro de 2017, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Ponta Grossa, em reunião com o diretor geral Antonio Augusto de Paula Xavier, para solicitar o estudo do retorno de cursos técnicos para a instituição, devido a demanda crescente no setor da indústria.  Compareceram na reunião o presidente da ACIPG, Douglas Fanchin Taques Fonseca, a diretora de Responsabilidade Social, Indianara Prestes Mattar Milleo, e o membro do Conselho dos Representantes, Wilson Souza de Oliveira.

Informações/Foto: Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *